3º Prêmio Ecofuturo recebe inscrições até 15 de outubro

07/10/2012 09:12

3º Prêmio Ecofuturo recebe inscrições até 15 de outubro

 

Foram prorrogadas para até o dia 15 de outubro as inscrições para o 3º Prêmio Ecofuturo, que terá como tema "Rio+20: e eu com isso?”. O objetivo do concurso é escolher os melhores projetos que abordem práticas sustentáveis possíveis de serem desenvolvidas em escolas e comunidades.

A iniciativa é do Instituto Ecofuturo e serão premiados os dez melhores projetos educacionais. Professores/as do ensino médio, do ensino fundamental e universitários, além de educadores/as sociais podem enviar, gratuitamente, projetos que abordem a sustentabilidade em ações que possam estar presentes no cotidiano escolar e nas comunidades.

Para Cristine Fonteles, diretora de Educação do Instituto Ecofuturo, o objetivo do concurso é dar visibilidade aos educadores que possuem propostas inovadoras, além de ampliar a discussão do tema.

"O objetivo do prêmio é compartilhar conteúdo com os professores sobre sustentabilidade, sair daquele eixo que só aborda a reciclagem. Há educadores com propostas inovadoras, porém que não ganham visibilidade. Dando visibilidade a essas pessoas nós trabalhamos o tema, e levamos ao senso comum à importância de se trabalhar sobre esse assunto”, explicou.

Os/as educadores/as e professores/as interessados/as em participar do 3º Prêmio Ecofuturo devem preencher a ficha de inscrição que se encontra disponível na página eletrônica www.ecofuturo.org.br/premio e enviar o seu plano em formato de narrativa (mais detalhes no Caderno do Educador, disponibilizado pelo concurso), com no máximo seis laudas, em fonte Time New Roman, corpo 12, e espaço simples.

Entre os critérios de avaliação da comissão julgadora do prêmio estão: criatividade e originalidade, adequação ao tema proposto e às realidades locais, visando à prática no cotidiano das respectivas escolas e comunidades retratadas no projeto. De acordo com o regulamento, as iniciativas devem conter ideias originais que possam ser executadas, buscando medidas alternativas que visem à sustentabilidade.

Os/as vencedores/as terão as suas iniciativas publicadas em um livro inédito e ganharão um prêmio no valor de R$ 5.000,00 (cinco mil) em dinheiro, que será dividido igualmente entre os vencedores. Além de uma coleção de livros, a ser definida pela comissão do concurso, e um certificado.

Para mais informações, ou para se inscrever, acesse o site: www.ecofuro.org.br/premio