Atualização permanente dos dados dos conselhos no CadSuas

06/11/2016 16:42

O Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) vem desenvolvendo ações sistemáticas para mobilizar e orientar os conselhos para a atualização permanente dos dados do CadSuas. Este cadastro é utilizado por toda a sociedade para consulta de informações dos conselhos e, por esta razão, esta deve fazer parte das ações permanentes do conselho.

A atualização é feita por meio do endereço https://aplicacoes.mds.gov.br/cadsuas/visualizarConsultaExterna.html e o Conselho deve utilizar-se da senha para acesso ao SuasWeb, que é de domínio e responsabilidade dos Conselhos de Assistência Social. Ressaltamos que esta senha tem prazo de validade, ou seja, ela expira caso o conselho fique por muito tempo sem utilizá-la. Para não terem problemas, sugerimos que os responsáveis pela senha de acesso do conselho ao SuasWeb (titulares e adjuntos) usem constantemente a senha para consulta ao sistema.

É importante ressaltar que todos os dados solicitados devem ser informados, inclusive o e-mail pessoal dos conselheiros. Assim, as informações repassadas pelo CNAS que tem por objetivo subsidiar a atuação dos conselhos chegarão, também, aos conselheiros.

Outra questão a ser atualizada no CadSuas é o endereço eletrônico institucional do conselho. Este possibilita o acesso direto e ágil do conselho aos informes periódicos sobre os debates realizados em âmbito nacional, bem como ofícios e outros documentos encaminhados pelo CNAS. Lembramos que esta informação fica na aba que é de acesso público, ou seja, não cabe neste campo informar endereços eletrônicos do presidente, bem como de secretaria executiva. Neste campo deve-se priorizar a divulgação do endereço que identifica o Conselho, tal como exemplo: cmas.tabuleiro@.

Contamos com a mobilização dos conselheiros e conselheiras, dos trabalhadores da secretaria executiva dos conselhos para que possamos manter este o CADSuas, aba conselhos sempre atualizado.

Aos Conselhos que ainda estão com problemas relativos à senha de acesso poderão ser solucionados, exclusivamente, pelo telefone 0800 707 2003.

 

Fonte: conselho nacional de assistência social