Pesquisa visa promover educação e cultura

29/06/2012 14:31

O Ministério da Cultura (MinC), empenhado na formulação de uma política intersetorial que articule cultura e educação, firmou uma parceria com a Casa da Arte de Educar, para a realização de uma pesquisa-ação que auxilie na formulação de princípios capazes de orientar políticas de cultura voltadas para a educação. O objetivo é envolver professores, educadores populares, artistas e outros agentes da educação e da cultura na formação de um sistema educacional que integre as experiências de Educação Formal e as de Educação não Formal, realizadas por organizações da sociedade civil, bibliotecas e museus.

O primeiro seminário da pesquisa-ação acontecerá nos dias 14 e 15 de junho, no Centro de Formação Paulo Freire, em Recife, e conta com apoio das secretarias de Cultura e Educação de Pernambuco e da prefeitura de Recife (PE). As inscrições para participação na pesquisa-ação do projeto “Um Plano articulado para Cultura e Educação” estão abertas até o dia 27 de maio. Os interessados podem se inscrever pelo site www.artedeeducar.org.br, clicando no ícone “Um Plano articulado para Cultura e Educação” à direita da tela. 

Todo o material apurado no projeto, que acontecerá nas cinco regiões brasileiras, dará origem a uma publicação, dois vídeos e uma plataforma digital que promoverá a mobilização dos setores através de Fóruns Virtuais, aproximando as práticas pedagógicas e culturais. Está prevista ainda a realização de encontros que permitirão estabelecer e articular ações integradas entre cultura e educação e servirão como formação continuada para professores e agentes culturais. Além de ser aplicado na capital pernambucana, o projeto deverá acontecer ainda nas cidades de Porto Velho (RO), Campo Grande (MS), Rio de Janeiro (RJ) e Porto Alegre (RS).

Cultura e Educação: integrando políticas
Em dezembro de 2011 o Ministério da Cultura (MinC) e o Ministério da Educação (MEC) firmaram acordo de cooperação técnica com objetivo de desenvolver uma Política Nacional de Cultura para a Educação Básica, que promova o reconhecimento das artes como campo do conhecimento, e dos saberes culturais como elemento estratégico para a qualificação do processo cultural e educativo.

Esta parceria contemplará 15 mil escolas que fazem parte do Programa Mais Educação, política de educação integral do Ministério da Educação. Este ano, a Secretaria de Políticas Culturais/MinC e a Secretaria de Educação Básica/MEC estão implementando as seguintes ações: Edital Mais Cultura nas Escolas, que proporcionará o desenvolvimento de atividades culturais diversas com as escolas durante todo o ano letivo; 4 mil Agentes de Leitura atuando em escolas rurais com acesso á um acervo de 150 títulos nacionais; Cine-Educação em 2 mil escolas, disponibilizando 100 títulos da filmografia brasileira e com formação docente para a apropriação da linguagem audiovisual; incentivo à formação continuada de professores de artes; democratização do acesso a acervo de livros e outras mídias que tratem das Artes, através do Programa Nacional Biblioteca da Escola; mapeamento e georreferenciamento das escolas e dos espaços/projetos culturais do seu entorno e a realização de uma pesquisa que terá como foco metodologias que promovam a articulação entre cultura e educação.

Maiores informações sobre a parceria MinC e MEC: www.cultura.gov.br