Prêmio Direitos Humanos 2014

17/06/2014 20:15

 


As inscrições de sugestões à 20ª Edição do Prêmio Direitos Humanos 2014 estão abertas. O prêmio consiste na maior condecoração do governo brasileiro às pessoas que desenvolvem ações de destaque nas áreas de promoção e defesa dos direitos humanos. A novidade deste ano é a categoria Selo Nacional de Acessibilidade, que compreende as melhores práticas em acessibilidade, contemplando iniciativas de "desenho universal". Trata-se da concepção de produtos, ambientes, programas e serviços a serem usados, na maior medida possível, por todas as pessoas, sem necessidade de adaptação ou projeto específico.

Poderão ser sugeridas pessoas físicas ou jurídicas que desenvolvam ações na área de direitos humanos. As inscrições ficarão abertas até o dia 21 de setembro. Os premiados serão conhecidos em dezembro, ponto alto das comemorações da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Ao longo de 20 anos de existência, já foram agraciadas diversas pessoas e instituições. Entre as personalidades premiadas estão: Herbert de Souza, o Betinho, o Cardeal Emérito de São Paulo, Dom Paulo Evaristo Arns, a novelista Glória Perez, o padre Júlio Lancelotti, o ex-ministro da Justiça José Gregori, Milton Santos (post mortem), o Padre Jaime Crowe, Manoel Bezerra de Mattos Neto, Elzita Santos de Santa Cruz Oliveira, entre outros. Das ONGs contempladas estão: Central Única de Favelas, Fórum em Defesa dos Direitos Indígenas, Comissão Pastoral da Terra, Aldeias Infantis SOS Brasil - Amazonas, Grupo Cultural AfroReggae, Articulação no Semi-árido Brasileiro, entre outras.

O prêmio é composto por uma escultura e um certificado. Os interessados devem acessar o site da SDH, em que estão disponíveis o regulamento e os formulários de sugestão. A seleção também conta com uma Comissão Organizadora própria, instituída em maio deste ano, com a finalidade de coordenar, organizar e acompanhar a execução da premiação.